1) Virtualizar um espaço concreto que ainda não esteja virtualizado (no blog).Virtualizar é criar um espaço na internet para que as outras pessoas possam ter conhecimento de um espaço concreto que até então era desconhecido pela rede. Podemos utilizar ferramentos como imagens, vídeos e fotos.
Decidi virtualizar uma foto da minha viagem ao Forte Santa Tereza – UGURUAI na páscoa de 2006. ( E sim, sou eu mesmo o cabeludo da foto =D )
2) Procure seu endereço no Google maps e investigue o que há sobre você no Google e faça o mesmo com um colega. Analise o que foi possível descobrir a respeito do colega. Discuta como os rastros no ciberespaço podem atuar na vigilância dos indivíduos
Pesquisando o meu nome no google encontrei apenas o edital da UCPEL quando passei no vestibular para o curso de Jornalismo. Os outros resultados resultaram em: Salão de festas.. Balas de mel.. etc.. ( Pois meu sobrenome é infelizmente ou felizmente “BALINHAS”)
Voltando a pesquisar, mas agora sobre outro colega de aula, foi possível identificar blogs, filiação entre outras coisas. Considerando que se botarmos o nome do colega no orkut, podemos obter ainda mais informações sobre seu quotidiano, o que gosta de fazer, as músicas que escuta, os lugares aonde gosta de freqüentar e etc..
Temos que tomar muito cuidado com o que expomos na internet, pois isso deixa rastros valiosos para as pessoas que tem má intenção.
3) Discuta como o ciberespaço pode ser utilizado para a educação, a partir de exemplos como o Second Life.
O ciberespaço abre um leque enorme quando se trata de educação. A cada minuto, surgem bibliotecas virtuais, faculdades a distância entre outras inúmeras opções de cultura on line.
Parte de cada um a iniciativa de tornar o mundo on-line uma forma de educação, conhecimento e cultura.
Não sou muito fã do Second Life, mas pesquisando sobre o assunto, cheguei a uma conclusão positiva sobre a educação no ambiente virtual. Existem vários tipos de aulas no Second life, a pessoa que está no ambiente virtual pode participar delas e pode ao mesmo tempo brincar e aprender. Além disso, o ambiente é ideal para a simulação, uma vez que, ele é virtual, podemos nos arriscar muito mais do que no mundo real.
4) Analise o potencial positivo e negativo do ciberespaço para as relações humanas.
O ciberespaço definitivamente é uma grande inovação do mundo tecnológico, onde as pessoas podem adquirir qualquer identidade sendo altas ou baixas, fortes ou fracas, bonitas ou feias. Para muitos, o ciberespaço é a grande oportunidade de se relacionar com outras pessoas que não se relacionariam normalmente no ambiente real, por vergonha ou por comodismo. O grande ponto positivo do ciberespaço nas relações humanas é a rapidez com que o indivíduo se relaciona com os demais, quando conversar com um amigo que está do outro lado do mundo não demora mais meses e sim segundos, por meios como msn, orkut, chat’s e blogs. O lado negativo é que o virtual não é real, ou seja, não existe contato físico entre as relações virtuais. Isso pode prejudicar em um futuro não muito distante as relações íntimas (ficantes, namoros, noivados e casamentos) por que o comodismo pode ser tanto, que daqui a alguns anos, o contato físico não seja mais necessário e sim só o “pseudo” contato virtual.
O ciberespaço veio definitivamente para revolucionar o mundo moderno com as suas qualidades e pendências, cabe a nós, englobarmo-nos neste grande feito para sociedade.