quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Aula dia 22/10

1) Você faz parte do Movimento Estudantil e é presidente de DA dentro da Universidade. Com base no que você estudou, elabore duas estratégias de comunicação que possuam efeitos políticos através do uso de um weblog. Descreva suas estratégias e explique qual seu efeito político.

Em um primeiro momento, poderíamos criar enquetes neste weblog para a melhoria do DA da comunicação de uma forma mais democrática. No segundo momento, pegaríamos o resultado dessas enquetes e discutiríamos em post's no mesmo blog, a fim de interagir com os demais alunos do curso de comunicação. Portanto, utilizando estas estratégias, agradaríamos a todos do curso e realizaríamos uma política democrática e simples.

2) Analise como os modelos de rede podem auxiliar ou prejudicar suas estratégias propostas na questão anterior. Explique.

3) O Orkut é uma remediação? Explique e exemplifique.

Sim, o orkut é uma remediação. Ele pode apresentar-se como inovação, mas se percebe que somente houve uma junção de mídias. O contato com amigos e conhecidos vem desde a época do mIRC. A publicação de fotos já era possível em Fotolog's. Podemos concluir que o orkut é uma remediação de várias mídias.

4) O Youtube é uma forma de imediação ou hipermediação? Explique e exemplifique.


Os 2, porque durante o tempo que a pessoa está acessando a página ela se desvirtua do meio real e passa a navegar on-line, interagindo com o meio. Também é considerado hipermediação porque quando o usuário fica aguardando carregar o site ele se lembra que está no site do Youtube.

5)Que relações existem entre o corpo material das pessoas e o ciberespaço? Explique.

O ciberespaço é o ambiente criado de uma forma virtual e através dos meios de comunicação modernos (Internet) fazemos relações sociais com o meio. As pessoas utilizam o ciberespaço para realizar atividades, como se estivesse no mundo real. O corpo humano está presente no meio offline, e o ciberespaço só existe se este corpo estiver conectado a ele.

Nenhum comentário: