quinta-feira, 31 de julho de 2008

Atividade aula 30/07 – Folha com cinco perguntas (enigmas etc...)

1 – Questão sobre o jogo Grow Nano.

A resolução foi mostrada a professora ainda em sala de aula.

Explica qual a lógica por trás do jogo: De fato, os bonequinhos têm que levar a bolinha ao topo da cabeça de um bicho que aparece ao longo do percurso. A lógica é fazer a combinação correta para que tudo se encaixe perfeitamente e você receba os parabéns no final do desafio.

Identifique quais as características da Internet estão mais presentes: Acho que a instantaneidade, interatividade e personalização, estão presentes no Grow Cube. Através destas características, principalmente a interatividade, que fica mais acessível à resolução da tarefa por trás do jogo.

2 – Descubra o que é um chatterbot, encontre um endereço e explique: Como os chatterbots podem ser utilizados pela publicidade digital.

O que é um chatterbot? Chatterbot ou Chatbot é um programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas. O objetivo de tal é responder as perguntas da mesma forma de um ser humano para que as pessoas tenham a impressão de estar conversando com outra pessoa e não com um programa de computador.

Endereço: http://www.openbots.org/cybelle/ (O primeiro chatterbot em português na Internet)

Como os chatterbots podem ser utilizados pela publicidade digital? Como tudo na vida envolve dinheiro ou lucro, os chatterbots já estão inseridos em um mercado lucrativo. Grandes empresas já possuem um AV (Assistente Virtual) que em apenas alguns segundos faz a divulgação da marca e/ou produto e a pessoa nem percebe que está absorvendo a publicidade.

3 – Construa uma ficção hipertextual com, pelo menos, dois links. Explique como ela se diferencia dos textos impressos.

Construa uma ficção hipertextual: O senhor Josué, acordou e tomou um belo café da manhã. Ao sair para o trabalho, percebeu que seu carro estava completamente sem gasolina.
Josué mandou: O motoboy pegar a gasolina ou Telefonou para seu filho pegar.

Explique como ela se diferencia dos textos impressos: Ao contrário dos textos impressos que possuem um caminho definido, a ficção hipertextual possibilita a escolha entre dois caminhos diferentes.

4 – Canibais X Padres – Objetivo passar todos os padres e canibais para o outro lado do rio.

A resolução do jogo foi mostrada para a professora em sala de aula.

Diferenças entre o jogo digital e o impresso: O jogo da lógica sendo em ambiente digital, possibilita uma maior interação com as animações e os desenhos, podendo a qualquer momento fazer e desfazer algum movimento, fato que, no jogo impresso, não é possível.

5 – Questões sobre LOST – Internet espaço de divulgação.

Encontre duas estratégias utilizadas pela série na Internet e explique por que ela poderia ser considerada multimídia. A série Lost é um grande exemplo de interação da televisão com a internet. Existem diversos sites relacionados a série que podem ser considerados como multimídia, contendo informações valiosas por meio de desafios sobre o programa. A marca Dharma, presente na maioria dos produtos e serviços oferecidos no LOST, possui um site. Ela é uma empresa que estuda acontecimentos e fatos na ilha perdida. O site da empresa do avião que caiu na ilha, Oceanic-air, quando procurado o número do vôo e a hora do avião de LOST, conta com mensagens subliminares e desafiadoras para os viciados em LOST.