quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Aula dia 24/9 - Imediação e Hipermediação

1 - Remidiar um produto. Justificar porque é uma remediação.

De acordo com Bolter, é o processo através do qual os gráficos de computador e a virtualidade definem-se através do empréstimo e revestimento de mídias pré-existentes, ou seja, são tecnologias já existentes que evoluíram.

Modificações fotográficas no Photoshop ou no Corel podem ser consideradas remidiação.

(arquivo original)


(arquivo modificado)


2 - Procurar um exemplo de hipermidiação e um de imediação. Justificar.


Hipermediação: Quando estamos em uma sala de Cinema não conseguimos nos desligar totalmente, estamos prestando atenção no filme mas diversos aspectos interferem no andamento do mesmo, barulho de pipoca, pessoas conversando. Um meio de Hipermediação é o CINEMA.

Imediação: É o apagamento da relação entre significante e significado, exemplo disso são os livros em geral.

3 - Discutir as influências da remidiação, suas vantagens e desvantagens.

A remidiação não deixa de ser um processo de atualização, muito importante para a evolução da sociedade. Se as pessoas ficassem presas a versões antigas de celulares, computadores e programas, o mundo seria mais monótono e sem graça. Remidiação e consumismo andam lado-a-lado, a pessoa que possui um celular mais "antigo" quer sempre se atualizar e comprar um celular mais moderno e com mais funções. A grande desvantagem da remidiação é isso. Por outro lado, se não existisse remidiação, as pessoas ficaram presas a coisas antigas e a evolução do mundo tecnológico seria bem mais lenta.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Atividade Aula 13/9 - Correção das questões erradas na prova (Segundo Bimestre)

PROVA 1A (Questão número 02, letra c)

c) A vigilância exposta pelo autor pode ser considerada uma consequência da pós-modernidade? Explique.


O crescimento da vigilância é considerado uma consequência da pós modernidade porque as ferramentas da comunicação cresceram de forma grandiosa. Hoje podemos acompanhar diversos acontecimentos ao vivo desde furações até acompanhar o plurk e o twitter, pois os celulares estão cada vez mais equipados com novas funções
.



quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Atividade Aula 10/9 - Atividade sobre ciborgue e avatares

1 - Encontrar, na web, um exemplo de cada tipo de ciborgue e um exemplo de pós-humano. Explicá-los.

Interpretativo -
http://tvtem.globo.com/jogodecintura/materia.asp?id=1303
As pessoas que não nesse programa estão infelizes com a sua aparência física e que, consequentemente, não são bem aceitas pela sociedade e são excluídas. Com a transformação elas se tornam bonitas e com uma nova auto-estima.
Protético - http://www.geocities.com/defis_2000/news-8.htm
O estudante precisa da perna mecânica par
a se locomover de uma forma mais natural, consequentemente, o seu funcionamento fisiológico depende de aparelhos eletrônicos ou mecânicos.
Metafórico -
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiD5pccuw97hfiIxoYu67_g7VZ4N7XIXxTHSqc1FGvuzTvyqu2RtxXtPobBI0i_fqGShY-hOPXV5OT_45FFUBlXFQUe2wovK-t3P0LdhSuv8mjEK8BMUJcEPf2XsDLhNjwCZLuhmnikN4w/s200/internautas.jpg
Os internautas podem ser ciborgues metafóricos pois eles utilizam uma ferramenta tecnológica para o trabalho (alguém que usa a internet para trabalhar, mesmo que não goste de usar, mas é obrigado a fazer uso para fins de trabalho). Nesta situação ela é um ciborgue metafórico.

2- Construir um avatar de si e um de um colega. Publicar.

AMANDA LOPES

EU - DIEGO BALINHAS

3- Analisar em que medida o avatar é uma expressão de si mesmo e de suas percepções do colega.

O avatar pode ser considerado uma expressão de si mesmo se observarmos as características mais marcantes da pessoa, como a cor de cabelo, cor dos olhos, tipo físico. Com a criação de um avatar ficamos restritos apenas ao visual da pessoa, tornando praticamente impossível explicitar as percepções e seus sentimentos (pensamentos).

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Atividade aula 03/9 – Continuidade do exercício da aula anterior sobre os cartazes

1) Nos mesmos grupos:

- Discutir como as interações no grupo atuaram na construção do trabalho.


A) Podemos dizer que cada grupo construiu uma rede social?

Sim, levando em consideração a interação que os componentes do grupo tiveram ao realizar o trabalho, onde o convívio dos componentes não é diário, o laço que as pessoas do grupo adquiriram com a realização da tarefa pode ser considerada uma rede social. Os integrantes do grupo de uma forma bem diversificada e natural, conseguiram interagir socialmente, criando laços para futuros trabalhos a serem criados e/ou apresentados.

B)
De que modo o capital social de cada membro interferiu na construção?

Através da posição que o integrante ocupava perante o grupo, persuadindo os demais membros, definiu a melhor proposta para o trabalho realizado. Detectamos o primeiro nível de capital social - cognitivo - relacionado à informação e aprendizagem, onde os integrantes que possuem maior conhecimento do conteúdo transmitem suas idéias para os demais.

C)
Podemos dizer que o processo foi hipertextual? Explique?

Sim, ao saber que hipertextos são blocos de texto conectados, podemos dizer que o processo foi hipertextual. Utilizando o tema, interligamos várias palavras-chave que nos remeteram a diversificadas áreas que não apenas a proposta inicialmente.


D)
Que outros aspectos relevantes vocês(s) perceberam da disciplina no trabalho?

Além dos conteúdos ministrados em aula, como o capital social e hipertexto, observamos também o uso da web como espaço social, e ainda, espaços virtuais como promotores de consciência ecológica. No caso do nosso trabalho, organizamos as idéias na tela de um computador, separando os aspectos ruins na "lixeira" e os positivos (favoráveis) no botão iniciar.

2) O que são e como atuam nas redes sociais os MEMES? Dê exemplos.


Idéias ou partes de idéias (sons, desenhos etc...) que possam ser facilmente aprendidas e transmitidas enquanto unidade autônoma. Observando de uma forma mais coloquial, pode significar uma simples transmissão de informação de uma mente para a outra. Memes podem ser slogans e jingles publicitários, tendências da moda, gírias, boatos entre outras coisas.

3) Em grupos, discuta como um meme poderia ser relacionado com o CAPITAL SOCIAL. Com base em sua discussão, proponha um MEME e relacione-o ao capital social verificado no seu grupo.

Um meme pode ser relacionado ao capital social em seu primeiro nível (normativo) que se deve ao conhecimento dos modos de agir do grupo. Por exemplo, usando o meme "TUpetinho" (desenvolvido na aula anterior de comunicação e multimídia) nos corredores da faculdade ou da cidade de Pelotas, nenhuma pessoa externa irá compreender o "sentido real" que o meme representa para o grupo (mascote para a conscientização de crianças sobre a reciclagem de lixo), fazendo sentido somente para quem os criou, levando em consideração que é um plano de ação não posto em prática.