quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Aula dia 24/9 - Imediação e Hipermediação

1 - Remidiar um produto. Justificar porque é uma remediação.

De acordo com Bolter, é o processo através do qual os gráficos de computador e a virtualidade definem-se através do empréstimo e revestimento de mídias pré-existentes, ou seja, são tecnologias já existentes que evoluíram.

Modificações fotográficas no Photoshop ou no Corel podem ser consideradas remidiação.

(arquivo original)


(arquivo modificado)


2 - Procurar um exemplo de hipermidiação e um de imediação. Justificar.


Hipermediação: Quando estamos em uma sala de Cinema não conseguimos nos desligar totalmente, estamos prestando atenção no filme mas diversos aspectos interferem no andamento do mesmo, barulho de pipoca, pessoas conversando. Um meio de Hipermediação é o CINEMA.

Imediação: É o apagamento da relação entre significante e significado, exemplo disso são os livros em geral.

3 - Discutir as influências da remidiação, suas vantagens e desvantagens.

A remidiação não deixa de ser um processo de atualização, muito importante para a evolução da sociedade. Se as pessoas ficassem presas a versões antigas de celulares, computadores e programas, o mundo seria mais monótono e sem graça. Remidiação e consumismo andam lado-a-lado, a pessoa que possui um celular mais "antigo" quer sempre se atualizar e comprar um celular mais moderno e com mais funções. A grande desvantagem da remidiação é isso. Por outro lado, se não existisse remidiação, as pessoas ficaram presas a coisas antigas e a evolução do mundo tecnológico seria bem mais lenta.

Nenhum comentário: