quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Atividade aula 03/9 – Continuidade do exercício da aula anterior sobre os cartazes

1) Nos mesmos grupos:

- Discutir como as interações no grupo atuaram na construção do trabalho.


A) Podemos dizer que cada grupo construiu uma rede social?

Sim, levando em consideração a interação que os componentes do grupo tiveram ao realizar o trabalho, onde o convívio dos componentes não é diário, o laço que as pessoas do grupo adquiriram com a realização da tarefa pode ser considerada uma rede social. Os integrantes do grupo de uma forma bem diversificada e natural, conseguiram interagir socialmente, criando laços para futuros trabalhos a serem criados e/ou apresentados.

B)
De que modo o capital social de cada membro interferiu na construção?

Através da posição que o integrante ocupava perante o grupo, persuadindo os demais membros, definiu a melhor proposta para o trabalho realizado. Detectamos o primeiro nível de capital social - cognitivo - relacionado à informação e aprendizagem, onde os integrantes que possuem maior conhecimento do conteúdo transmitem suas idéias para os demais.

C)
Podemos dizer que o processo foi hipertextual? Explique?

Sim, ao saber que hipertextos são blocos de texto conectados, podemos dizer que o processo foi hipertextual. Utilizando o tema, interligamos várias palavras-chave que nos remeteram a diversificadas áreas que não apenas a proposta inicialmente.


D)
Que outros aspectos relevantes vocês(s) perceberam da disciplina no trabalho?

Além dos conteúdos ministrados em aula, como o capital social e hipertexto, observamos também o uso da web como espaço social, e ainda, espaços virtuais como promotores de consciência ecológica. No caso do nosso trabalho, organizamos as idéias na tela de um computador, separando os aspectos ruins na "lixeira" e os positivos (favoráveis) no botão iniciar.

2) O que são e como atuam nas redes sociais os MEMES? Dê exemplos.


Idéias ou partes de idéias (sons, desenhos etc...) que possam ser facilmente aprendidas e transmitidas enquanto unidade autônoma. Observando de uma forma mais coloquial, pode significar uma simples transmissão de informação de uma mente para a outra. Memes podem ser slogans e jingles publicitários, tendências da moda, gírias, boatos entre outras coisas.

3) Em grupos, discuta como um meme poderia ser relacionado com o CAPITAL SOCIAL. Com base em sua discussão, proponha um MEME e relacione-o ao capital social verificado no seu grupo.

Um meme pode ser relacionado ao capital social em seu primeiro nível (normativo) que se deve ao conhecimento dos modos de agir do grupo. Por exemplo, usando o meme "TUpetinho" (desenvolvido na aula anterior de comunicação e multimídia) nos corredores da faculdade ou da cidade de Pelotas, nenhuma pessoa externa irá compreender o "sentido real" que o meme representa para o grupo (mascote para a conscientização de crianças sobre a reciclagem de lixo), fazendo sentido somente para quem os criou, levando em consideração que é um plano de ação não posto em prática.